Comemoração inclui a entrega de uma nova ambulância e uma caminhonete
Fundado em 1972, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Criciúma foi criado para atender toda a região Sul do estado. Nesta quinta-feira, 16, o momento foi de celebração pelos 53 anos da corporação, com a entrega de duas novas viaturas e homenagens.
Atualmente, como 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), a unidade é responsável pelo atendimento de 25 municípios da região Sul catarinense, com cerca de 179 bombeiros militares e 300 bombeiros comunitários, distribuídos em nove quartéis operacionais e três seções de segurança contra incêndio.

Para reforçar o serviço prestado à população, o batalhão recebeu duas novas viaturas: uma caminhonete voltada ao serviço operacional e uma ambulância, somando um investimento superior a R$ 670 mil. Os veículos foram adquiridos por meio de um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público de Santa Catarina e de um convênio com a Prefeitura Municipal de Criciúma.
Durante a cerimônia, também foram entregues medalhas a bombeiros militares em reconhecimento por feitos relevantes. As condecorações contemplaram diversas categorias: Tempo de Serviço, Mérito Bombeiro Militar (bronze, prata e ouro), Salvamento Aquático, Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar, Mérito Comunitário e Mérito Cinotécnico.
A Medalha Comemorativa dos 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi concedida como reconhecimento ao destaque no desenvolvimento da corporação e à contribuição para seu crescimento e fortalecimento. Foram homenageados o servidor público federal da Justiça do Trabalho, Altemir Brunel, e a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Também foram concedidos os Títulos Honoríficos “Amigo do Bombeiro”, destinados a pessoas e instituições que contribuíram significativamente para o fortalecimento moral ou material do CBMSC. Receberam a honraria o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo, o bispo da Diocese de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach, e a empresária criciumense Sil Citadin.

Outro momento marcante da solenidade foi a entrega da moeda comemorativa do 4º Batalhão a deputados, prefeitos, militares, empresários, jornalistas e parceiros. Tradicional no meio militar, a moeda simboliza honra, lealdade e pertencimento, sendo usualmente cunhada para unidades, destacamentos ou eventos especiais. É oferecida como forma de reconhecimento por serviços prestados ou feitos notáveis à instituição.

De acordo com o comandante do batalhão, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, a entrega da moeda é uma forma simbólica de agradecer aos parceiros.
“Esse é um gesto simbólico, mas que demonstra nosso agradecimento pela parceria de todas essas pessoas, autoridades e instituições com o Corpo de Bombeiros Militar da nossa região. Realizamos esse ato comemorando mais um aniversário e reunindo pessoas que são importantes para a história do 4º Batalhão”, destacou o comandante.
Escrito por:
CBMSC | Imprensa
Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (48) 9 8843-4427 | (48) 3665-8695